1° encontro (17/04/17)
Gattaca: Experiência Genética
Direção: Andrew Niccol
Duração: 112 minutos
EUA, 1997
Assuntos relacioados:
- Ética
- DNA
- Mapeamento de DNA
No primeiro encontro houve também a apresentação do projeto Genetikar assim como alguns membros da equipe do LAMLEC da época.
Após toda apresentação, começou o primeiro filme da oficina, este exibido exclusivamente na íntegra. Abaixo uma foto durante uma pausa do filme.
Um pedido feito a turma durante a exibição do filme foi que eles se atentassem ao filme para que refletissem sobre as seguintes questões abaixo:
Para refletir...
• Como podemos identificar o material genético por meio de um exame sanguíneo? Que outras estruturas podem ser utilizadas para identificar o material genético?
• Imagine um futuro próximo ao que é mostrado em Gattaca, os procedimentos para seleção de genes ficariam restritos à exclusão de doenças ou as pessoas teriam direito de escolher algumas características físicas de seus filhos?
• Nesse futuro haveria uma divisão de classes entre os que poderiam pagar por esses procedimentos e os que não poderiam? Há algum risco de discriminação baseado no código genético de cada um?
• É desejável uma sociedade que controla o que cada cidadão pode realizar baseado em imperfeições genéticas? Qual é o critério de imperfeição? Imperfeição é o que é diferente?
• Seria um benefício ou ameaça ter um banco nacional com os dados genéticos da população?