O QUE É?
Nos últimos 50 anos tivemos o surgimento de várias propostas para inovar o Ensino de Ciências e biologia nas escolas. Porém há falta de conhecimentos e práticas científicas por parte da escola, e com isso acaba contribuindo para um conhecimento teórico e sem comprovação do mesmo que é aprendido em sala de aula. Os alunos são levados a acreditar no que está escrito nos livros sem ter a chance de poder ver e testar aquilo que está sendo ensinado a ele. Em contrapartida, ele fica informado através dos meios de comunicação sobre os avanços tecnológicos mas não está apto a correlacionar tais avanços com o que ele aprende em sala de aula. Por meio disto a aprendizagem sobre Ensino de Ciências, tenta a cada vez mais por meio da Tecnologia Educacional, poder trabalhar conteúdos científicos de diversas maneiras com os alunos e é com esse método de aprendizagem que o LAMLEC (Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências) irá trabalhar a questão da genética no Ensino de Biologia, realizando uma oficina com caráter audiovisual e experimental.
Para a construção dessa oficina foi reunida uma equipe de colaboradores, com característica pertinente ao ensino transversal e multidisciplinar, de alunos, bolsistas, professores, assim constituídos:
Prof. Valéria Vieira, docente do Instituto onde aconteceu o Genetikar e elaboradora do projeto, professora e Pós Doc Denise Figueira de Oliveira, professora e Mestre Michele Borges Rua, graduandos Thiago Cerqueira (licenciando em Física), Matheus Lima e Shanely Ribeiro (alunos de bacharelado em Química) e Laura Mendes (aluna do Curso Técnico em Controle Ambiental). Todos participaram ativamente da primeira e/ou segunda fase do Genetikar.
Para um melhor aproveitamento do andamento da oficina, os alunos foram divididos em grupos para que ambas as atividades tanto práticas quanto audiovisuais, pudessem ser executadas da melhor forma possível, como descritos nos tópicos a seguir. Lembrando que Genetikar foi um projeto de pró-ciência do IFRJ - Nilópolis, que aconteceu por dois anos seguidos (agosto - 2016 até agosto - 2018) sob a responsabilidade da docente elaboradora.