top of page

2° encontro (22/05/17)

Planeta dos Macacos: A Origem

Direção: Rupert Wyatt

Duração: 110 min.

EUA, 2011

Assuntos relacionados:

- Engenharia genética

- Ética

Arquivo X 

Episódio: “Jogo de gato e rato” (S1E24)

Direção: R. W. Goodwin

EUA, 1994

Assuntos relacionados:

- Engenharia genética

- Ética

Jurassic World

Direção: Colin Trevorrow

Duração: 110 min.

EUA, 2015

Assuntos relacionados:

- Engenharia genética

- Ética

- Híbridos

X-Men: Apocalipse

Direção: Bryan Singer

Duração: 144 min.

EUA, 2016

Assuntos relacionados:

- Mutação

jurassic world.jpg
planeta dos macacos.jpg
xmen apocalypse.jpg
arquivo x.jpg

No segundo encontro, tivemos o início da técnica da controvérsia controlada. Abaixo listamos a organização da técnica. Se preferirem uma versão em doc, clique neste link.

Planejamento Comissão Organizadora

 

Metodologia: Técnica da Controvérsia Controlada

- Temas: Engenharia genética e Mutação

- Motivadores do debate: trechos de filmes e séries – Planeta dos Macacos: a origem; Jurassic World; Arquivo X; X-Men: apocalipse; A Mosca.

- Atores do debate:

• Cientista: vê a ciência como a salvação da humanidade (positivismo).

• Professor de ciências: acredita que a ciência é influenciada por fatores como a cultura, história e meio social onde é desenvolvida. (visão holística)

• Religioso: tem medo e abomina os avanços da ciência porque pensa que a ciência quer substituir Deus.

• Empresário: vê a ciência e a tecnologia como uma forma de obter lucros.

• Cidadão comum: sua visão sobre a ciência é fortemente influenciada pela mídia em geral, que mostra a visão do cientista misturada ao do religioso.

 

- Material de apoio para alunos:

 

Roteiros dos personagens.

- Participantes:

5 alunos (um representante de cada grupo) e um professor mediador

- Funcionamento

1º bloco: exibição de trechos de filmes selecionados para o tema engenharia genética; início do debate (5 minutos para cada ator); perguntas do público (1 pergunta para cada ator, 5 minutos de resposta para cada um); alunos representantes de cada ator expõe suas opiniões (5 minutos para cada aluno).

 

Intervalo

 

2º bloco: exibição de trechos de filmes selecionados para o tema mutação; início do debate (5 minutos para cada ator); perguntas do público (1 pergunta para cada ator, 5 minutos de resposta para cada um); alunos representantes de cada ator expõe suas opiniões (5 minutos para cada aluno).

 

Fim.

 

(Roteiro alunos)

 

Vamos Genetikar?

No próximo encontro da nossa Oficina Genetikar, realizaremos um debate sobre os temas engenharia genética e mutação. Vocês serão divididos em cinco grupos e cada grupo será responsável por representar um dos seguintes atores de debate:

• O Cientista: você acredita que a ciência será a salvação da humanidade.

• O Empresário: você vê a ciência e a tecnologia como uma forma de obter lucros.

• O Religioso: você acredita que a vida é um bem sagrado e intocável e que a ciência é o homem brincando de ser Deus.

• O Professor de Ciências: você acredita que a ciência não é neutra, mas influenciada por diversos fatores como o cultural, social e histórico.

• O cidadão comum: tudo o que você sabe sobre ciência e tecnologia é o que encontra na Tv ou internet.

 

Lembrem-se que vocês devem defender a posição definida acima para o ator de debate que representa seu grupo, independente de sua opinião. Vocês receberão um material de apoio que os ajudará a prepararem seus argumentos para o debate, mas vocês podem e devem se aprofundar nos temas a partir de outras fontes de pesquisa.

Cada grupo deve preparar perguntas dentro dos temas discutidos que serão feitas aos outros grupos. Preparados?

 

O Cientista: você acredita que a ciência será a salvação da humanidade.

- Engenharia genética:

 

                Na engenharia genética são realizadas pesquisas em organismo como plantas, animais e bactérias, buscando sua melhoria, para que sejam mais resistentes a doenças e herbicidas no caso das plantas e mais produtivos no caso dos animais, por exemplo. Essas melhorias trazem benefícios em setores como a pecuária, agricultura, indústrias químicas, farmacêuticas, etc.

                O melhoramento genético de animais e plantas já vem sendo utilizada a muitos anos. Os cientistas cruzam indivíduos para criar variedade e alteram as características de organismos como: milho, soja, tomate, uvas, entre outros alimentos. Graças à engenharia genética grãos mais resistentes a pragas e herbicidas podem ser criados, eliminando assim a fome do mundo.

                A engenharia genética é a ciência que estuda o patrimônio genético e a biodiversidade existente no meio ambiente. Chama-se organismo geneticamente modificado o material genético que tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética. A engenharia genética será a solução dos problemas que o homem irá enfrentar. Os cientistas conseguiram solucionar muitos problemas por meio da manipulação genética e trouxeram muitos benefícios como: produção de carne mais nutritiva e com menos gordura; aumento da produtividade da lavoura; criação de animais geneticamente modificados para serem utilizados em transplantes sem que haja rejeição; terapia gênica, que consiste na retirada de genes humanos defeituosos para serem reparados e recolocados no organismo do paciente; detecção de doenças hereditárias em embriões; aumento da durabilidade de alimentos; descoberta de vacinas para doenças; produção de bactérias para a produção de insulina; criação de animais para a produção de proteínas humanas; produção de leite mais vitaminado, etc.

 

- Mutação:

 

                As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, que sofrem mudanças estruturais. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, é responsável pela variabilidade gênica.

                As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, pulmões, intestino, etc.) ou células germinativas (gametas). Quando a mutação ocorre em alguma célula somática, não será transmitida aos descendentes. Caso a mutação ocorre em alguma célula germinativa, a alteração no DNA será transmitida aos descendentes.

                Em alguns casos a mutação não afeta o funcionamento da molécula, passando despercebida por não beneficiar ou prejudicar seu portador. Outras vezes a mutação pode levar a um prejuízo ou benefício a seu portador. As mutações apresentam um papel muito importante na evolução das espécies.

O Empresário: você vê a ciência e a tecnologia como uma forma de obter lucros.

- Engenharia genética:

 

                A engenharia genética é a ciência que estuda o patrimônio genético e a biodiversidade existente no meio ambiente. Chama-se organismo geneticamente modificado o material genético que tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética.

                A manipulação genética tem sido utilizada para a produção de proteínas de alto valor econômico como a insulina, hormônio do crescimento e interferon, que são atualmente produzidas por células em cultura. Trabalhos de laboratório tem demonstrado que o coelho, o porco e o carneiro podem apresentar quantidades importantes dessas proteínas, devendo então ser utilizados em pesquisas de engenharia genética.

                Técnica e economicamente, esses animais transgênicos representam uma alternativa interessante às culturas de células. As transformações mais profundas a se esperar da transgênese são aquelas que conferem aos animais novas propriedades biológicas, interessante para os criadores (economicamente) e para os consumidores: alta capacidade de reprodução, produção de carne mais magra, etc.

                A engenharia genética é também responsável pela produção de medicamentos que são utilizados pela população para o tratamento e prevenção de diversas doenças. Os laboratórios responsáveis pela produção desses medicamentos estão sempre em busca de uma melhor eficácia terapêutica para poderem comercializar. Toda revolução tecnológica traz benefícios e custos.

 

- Mutação:

 

                As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, que sofrem mudanças estruturais. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, é responsável pela variabilidade gênica.

                Existem mutações benéficas, mas a grande maioria geram doenças e características prejudiciais. São exemplos a anemia falciforme, doença que causa alterações no formato dos glóbulos vermelhos, deixando-os incapazes de transportar oxigênio; e o albinismo, característica onde a pele não produz melanina, fazendo com que seus portadores sejam muito sensíveis à luz solar.

                O mapeamento genético seria uma forma de identificar e diagnosticar as doenças causadas por mutações, podendo ser feita a identificação de portadores com risco de virem a ter filhos afetados. Laboratórios de mapeamento genético oferecem esse serviço de diagnóstico e aconselhamento genético.

 

O Religioso: você acredita que a vida é um bem sagrado e intocável e que a ciência é o homem brincando de ser Deus.

 

- Engenharia genética:

 

                A engenharia genética é a ciência que estuda o patrimônio genético e a biodiversidade existente no meio ambiente. Chama-se organismo geneticamente modificado o material genético que tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética. Do ponto de vista religioso, a manipulação genética é vista como um atentado a Deus, pois só Este tem o direito de interferir na existência humana, tendo a exclusividade de criar ou alterar uma vida.

                O elemento de maior preocupação com a engenharia genética envolve o quão ousada a humanidade pode ser em sua responsabilidade de cuidar do corpo humano e do resto da criação. Há a preocupação de que a engenharia genética passe a assumir um papel além do que Deus nos tem dado como administradores de Sua criação. A manipulação excessiva das espécies pode mexer com coisas reservadas apenas para o projetista principal. Essa busca ousada de avanços na engenharia genética pode ser motivada por um desafio a Deus.

- Mutação:

 

                As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, que sofrem mudanças estruturais. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, é responsável pela variabilidade gênica.

                Contrariando o que os cientistas dizem, as mutações genéticas não causam a evolução. As mutações ocorrem no mundo em que vivemos, mas não criam novos tipos básicos de organismos. Independente das variações gênicas que ocorrerem num tipo de animal, ele sempre será o mesmo animal. Por mais variações genéticas que aconteçam em gatos, eles sempre darão à luz outros gatos, e não pássaros, cães ou serpentes.

               

 

O Professor de Ciências: você acredita que a ciência não é neutra, mas influenciada por diversos fatores como o cultural, social e histórico.

 

- Engenharia genética:

 

                A engenharia genética é a ciência que estuda o patrimônio genético e a biodiversidade existente no meio ambiente. Chama-se organismo geneticamente modificado o material genético que tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética.

                As técnicas empregadas pela engenharia genética têm por objetivo o barateamento dos alimentos, o aumento da produção de carne com mais proteína, a redução da agressão ao solo e ao ecossistema, a eliminação do uso de agrotóxicos, o aumento da fixação de nitrogênio do ar pelas plantas, a despoluição dos rios e mares, etc. São muitas as possibilidades da utilização da engenharia genética, como nas indústrias químicas e farmacêuticas, na saúde, lavoura, pecuária, meio ambiente, entre outras possibilidades.

                Todos esses benefícios tem um custo, embora ainda desconhecido cientificamente. Não é preciso que se tenha prova científica absoluta de que ocorrerá dano ambiental, existindo dúvida sobre a possibilidade futura de dano ao homem e ao ambiente, a solução deve ser favorável ao ambiente e não a favor do lucro imediato. O aumento da produção de grãos não deve ser visto como solução para o problema da fome no mundo, pois não é a escassez de alimentos que condena à fome milhões de pessoas no planeta, mas o desigual acesso aos alimentos. Não devem ser esquecidas as questões éticas inseridas na discussão sobre a engenharia genética, que vão desde a utilização de animais para pesquisas até a existência de bancos de informações genéticas.

 

- Mutação:

               

                As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, que sofrem mudanças estruturais. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, é responsável pela variabilidade gênica.

                As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, pulmões, intestino, etc.) ou células germinativas (gametas). Quando a mutação ocorre em alguma célula somática, não será transmitida aos descendentes. Caso a mutação ocorre em alguma célula germinativa, a alteração no DNA será transmitida aos descendentes. As mutações genéticas podem beneficiar ou prejudicar seu portador, em alguns casos mutações que são prejudiciais para algumas pessoas se tornam benéficas para outras.

                 A anemia falciforme, doença causada por uma mutação genética, é um exemplo disso. A doença causa alterações no formato dos glóbulos vermelhos, deixando-os incapazes de transportar oxigênio. Em regiões com alto índice de malária, a anemia falciforme se torna um benefício, pois protege seus portadores contra o protozoário causador da malária.

 

O cidadão comum: tudo o que você sabe sobre ciência e tecnologia é o que encontra na Tv ou internet.

 

- Engenharia genética:

 

                A engenharia genética é a ciência que estuda o patrimônio genético e a biodiversidade existente no meio ambiente. Chama-se organismo geneticamente modificado o material genético que tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética. A engenharia genética é um assunto polêmico, pois apesar de seus benefícios, os riscos e incertezas que a envolvem não foram suficientemente esclarecidos ou conhecidos.

                Enquanto alguns cientistas defendem a segurança das técnicas de manipulação genética e seus produtos como os transgênicos, outros manifestam seu receio quanto à utilização dessas técnicas pelos riscos que podem causar.

Os transgênicos são exemplos de organismos geneticamente modificados através da engenharia genética e contém um ou mais genes transferidos artificialmente de outra espécie. O objetivo da criação dos transgênicos foi selecionar plantas e animais mais resistentes a doenças, pragas, agrotóxicos e mudanças climáticas, entretanto, há relatos de que seu consumo pode trazer consequências ainda desconhecidas para a saúde humana, como possíveis alergias e resistência a antibióticos.

- Mutação:

 

                As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, que sofrem mudanças estruturais. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, é responsável pela variabilidade gênica.

                As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, pulmões, intestino, etc.) ou células germinativas (gametas). Quando a mutação ocorre em alguma célula somática, não será transmitida aos descendentes. Caso a mutação ocorre em alguma célula germinativa, a alteração no DNA será transmitida aos descendentes. As mutações genéticas podem beneficiar ou prejudicar seu portador, em alguns casos mutações que são prejudiciais para algumas pessoas se tornam benéficas para outras.

                De maneira geral as mutações ocorrem como consequência de um erro no processamento de duplicação do DNA. Acontecem em uma frequência muito baixa e geralmente são corrigidas por um mecanismo especial. Alguns agentes no ambiente podem aumentar a taxa de ocorrência de erros genéticos, como substâncias existentes no cigarro, os raios x, a luz ultravioleta, o gás mostarda e alguns corantes existentes nos alimentos.

mesa 2.jpg
mesa 3.jpg
mesa 1.jpg
mesa 4.jpg
bottom of page